Desde que terminei a residência em Clínica Médica e optei pela Reumatologia, ouço com muita frequência de amigos e colegas “ Me desculpa, mas o que faz um Reumatologista?”
A Reumatologia se apresenta de diversas formas, dentre elas com doenças autoimunes, articulares, musculares, ósseas e de outras estruturas como bursas e tendões. Assim, quando nos deparamos com a frase “Tenho reumatismo”, estamos frente a uma lista extensa de diagnósticos possíveis.
As doenças reumáticas acometem as pessoas independente de idade, sexo e cor. Sabemos que alguns fatores estão associados à maior chance de ocorrerem ou podem agravar a doença, como genética, sedentarismo, tabagismo, obesidade e transtornos psiquiátricos.
Temos desde doenças comuns em nosso dia a dia até condições raras e potencialmente graves.
Com muita frequência recebemos pacientes encaminhados por colegas de outras áreas justamente pela infinidade de manifestações possíveis e associação com outras doenças.
Cabe a nós realizar investigação minuciosa, chegar ao diagnóstico e indicar o melhor tratamento. Quanto antes, maiores as chances de bom controle da doença e menores as de sequelas e limitação na vida diária.
E finalmente “Quando eu devo procurar o Reumatologista?”
- Dor, seja nas juntas ou músculos com ou sem sinais de inflamação (dor, calor local ou vermelhidão)
- Dor nas costas e em qualquer região da coluna
- Dores generalizadas
- Fadiga, febre e emagrecimento sem motivos aparentes
- Quando seu médico achar necessária a investigação de uma possível doença reumatológica
Comments